Translate

BEM-VINDO AO BLOG MASSOTERAPIA BIO-QUÂNTICA

Este Blog foi criado para que nossos clientes e amigos possam acompanhar de perto o dia a dia da MASSOTERAPIA BIO-QUÂNTICA.


Aqui publicaremos semanalmente as nossas promoções e matérias interessantes com dicas de saúde e Bem – Estar.


Dessa maneira, pretendemos estreitar o nosso relacionamento com clientes e amigos.


Todos estão convidados a participar ativamente deste Blog enviando seus comentários e opiniões, afinal de contas, vocês já fazem parte da Massoterapia Bio-Quântica.

domingo, 19 de agosto de 2012

Definição e conceito do-in

 Definição e conceito do-in

Definição e conceito do in

Desenvolvida na China há aproximadamente 5000 anos, o Do-In é uma massagem que está relacionada com a energia do corpo. 

Pela sua teoria, a saúde está relacionada com a condição energética de nosso corpo e dos órgãos. 

Se essa energia não circula devidamente, ficando estagnada, gera doenças.

Se houver deficiência de energia, é sinal de que a atividade de determinado órgão está baixa. 

Se ao contrário, o órgão projetar uma hiperatividade, é porque há excesso de energia. 

Em geral, os sintomas deste excesso são dor, inflamação, contração e aquecimento. 

Já os sintomas de falta são: hipotensão (pressão baixa), flacidez, suor frio e inchaços.

A volta do equilíbrio, depende de um movimento específico para cada órgão afetado. 

Essas massagens, que tonificam ou sedam o meridiano correspondente, amenizando os sintomas, são feitas com fricções, pressão dos dedos.

2 - Técnica do Do-In

Definição: 


Ao contrário do que se possa imaginar, o termo Acupuntura não se limita no Oriente, a designar a técnica terapêutica que utiliza agulhas aplicadas nos pontos sensíveis dos meridianos chineses de energia. 



Por se tratar da cultura oriental que mais vigorosamente atingiu os povos do Ocidente, a terminologia que prevaleceu foi a adotada no Japão. 



Lá as técnicas medicinais de origem chinesa recebem o nome de Kampo e se subdividem em quatro áreas a saber:



1 – Acupuntura (Chen chiu, Tien chiu, Shinkiu, etc..)

2 - Moxa (termoterapia) 

3 –Shiatsu (Do-ln)

4 - Anma (massagem semelhante à massagem ocidental)


No ocidente, essas técnicas foram encaradas como segmentos terapêuticos distintos e receberam diferentes designações como segue:

Acupuntura:

Esse termo é usado para designar exclusivamente a utilização de agulhas aplicadas nos pontos meridianos chineses de energia com objetivos terapêuticos. 

Atualmente completamente isolada das outras três técnicas a acupuntura tem sido ensinada em universidades ocidentais como alternativa à medicina alopática tradicional. 

O termo acupuntura deriva dos termos latinos acus = agulha e punctus = puncionar, perfurar; portanto literalmente acupuntura significa perfurar com uma agulha.
Moxabustão: 


Termo usado para designar uma técnica terapêutica que se vale do calor obtido pela queima de cones, varetas ou aglomerados de folhas secas de Artemísia (conhecida como moxa no Japão) para tratamento de diferentes afecções, principalmente as algias. 



O termo moxa em japonês significa erva-pai (mo = erva, xa = pai), numa sutil referência à disciplina paterna que embora às vezes dolorosa é útil para corrigir comportamentos inadequados do filho.



Digitopressura:

Nome que se dá às diferentes técnicas que utilizam a pressão dos dedos sobre os pontos energéticos como recurso terapêutico. 

A origem filológica do termo também é latina, a saber: digitus = dedos, pressum = comprimir. Termos tais como digitopuntura (perfurar com os dedos) e acupressura (pressionar com agulha) são completamente incoerentes. 

O termo japonês shiatsu também significa digitopressura (shi = dedo, atsu = pressão) e, segundo Toku Shiro Namikoshi, fundador da Nippon Shiatsu School, tem origem chinesa e se distingue do Do-In apenas porque acrescentou às pressões terapêuticas, movimentos da massagem tradicional (anma) e deslizamentos e puxões típicos das técnicas de tração fisioterapêutica.

Massagem Terapêutica: a técnica anma, semelhante a outras técnicas de origem sueca, é conhecida no ocidente simplesmente como massagem terapêutica ou fisioterapia.


A Digitopressura Do-In é uma técnica de massagem de origem chinesa que visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura.



Em chinês o Do-In é mais conhecido como Tui-ah ou Tui-nah e reúne técnicas ancestrais de massagem terapêutica que se originaram em distintas épocas da história chinesa.

Fonte: http://www.jornallivre.com.br/63884/definicao-e-conceito-do-in.html


*Conheça melhor nosso trabalho e as técnicas utilizadas*
Marque já sua consulta.
E-mail para agendar sua terapia:
Deverá mencionar no assunto  
MASSOTERAPIA INTEGRADA

(EU SOU) VALMIR NÉLIS MASSOTERAPEUTA BIO-QUÂNTICOॐ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário